Mais de 78% dos colaboradores desejam continuar a trabalhar em Home Office, uma realidade que veio para ficar.
Atualmente, cerca de 70% das empresas já implementaram o Home Office durante a Pandemia, o modelo já se provou viável e com inúmeros benefícios para empresas e colaboradores, sendo necessários ajustes e adequações para tornar o modelo cada vez mais eficiente e produtivo.
Para ajudar nesta adequação ao novo paradigma do Home Office, listamos alguns pontos importantes para implementar o Home Office da maneira mais adequada possível.
Criar uma Política de Home Office
Definir de forma clara, todas as diretrizes, regras, comportamentos e obrigações do trabalho em Home Office, é o ponto crucial para o estabelecimento de um compromisso mútuo que irá reger essa modalidade de trabalho. Essa política deve ser reforçada através dos canais de comunicação e periodicamente relembrada para forçar a criação do hábito. A utilização de ritos ágeis que engajem o usuário na rotina do Home Office e seu vínculo com a gestão da empresa, é outro ponto importante para esse compromisso.
Cultura Organizacional
Importante que o colaborador em Home Office se sinta parte da empresa, que crie o engajamento de unidade, que desperte o sentimento de pertencimento, algo valioso para manter o capital humano da empresa. Tenha canais de disseminação da cultura da empresa, reforçando sua missão, visão e valores, e como cada colaborador é importante neste cenário.
Canais de Comunicação
Tenha vários canais de comunicação aberto para seus colaboradores em Home Office, seja com seus gestores imediatos ou com níveis hierárquicos próximos, o RH deve possuir um papel de destaque nesta comunicação, sendo um ponto focal na resolução de conflitos e ruídos.
Modelo de Gestão
É importante que todo colaborador tenha ciência do modelo de gestão adotada pela empresa, e seu devido treinamento. Modelo de gestão ágil, por exemplo, é uma excelente metodologia que tem total aderência ao Home Office, além de possibilitar a criação de um hábito importante (ritos) de cadência durante a semana, criar uma interação importante entre as equipes ou mesmo seus integrantes, um ponto importante que todo gestor deve se atentar.
Ferramentas de Gestão
Importante para o trabalho em Home Office, que a empresa forneça todas as ferramentas necessárias para realização das atividades e processos dos colaboradores, buscando extrair o máximo de eficiência e produtividade. Mas como medir a produtividade?
Ferramentas de atividades são importantes para acompanhar o tempo e as entregas realizadas pelos colaboradores, ajudam, e muito, a gestão na avalição do trabalho realizado, uma outra forma, é possuir ferramentas de acompanhamento da produtividade, elas monitoram as atividades realizadas na estação de trabalho, rastreando acessos, uso de aplicação, tempo de uso, jornada de trabalho e o engajamento do colaborador.
Neste sentido, a Radar de Produtividade atua para tornar a gestão do Home Office e o acompanhamento do colaborador uma tarefa fácil e descomplicada, municiando a gestão de todos os dados necessários para uma gestão eficiente e tomada de decisão mais assertiva.
Case da Moya e Motta
A empresa do setor jurídico com atuação em serviços de cobrança bancaria ajuizada, possuindo uma operação com 150 PA’s.
Desafios do Projeto
A empresa precisava gerenciar seu capital humano e suas atividades no ambiente da operação, e posteriormente o gerenciamento do trabalho em home office, com os seguintes desafios mapeados:
- Gerenciar seu capital humano identificando desvios;
- Conseguir mapear as atividades repetitivas para automação e treinamento;
- Fornecer ao gestor uma forma de melhorar sua gestão sobre os colaboradores;
- Fornecer uma ferramenta adequada para implantação da operação em Home Office (Integral ou Híbrido).
Resultado
- Com a implantação da Radar de Produtividade, a sua empresa conseguirá melhorias significantes na sua operação:
- Fornecendo uma visibilidade maior da operação para gestores e diretores;
- Conseguindo avaliar melhor o capital humano da empresa;
- Conseguindo mapear todo fluxo de trabalho e identificando pontos de melhorias;
- Conseguindo implantar uma gestão proativa em vez de reativa.
- Proporcionando melhor qualidade de vida aos colaboradores, com a liberdade da possibilidade de permanecer, seja mantendo em Home Office Integral ou ainda no Híbrido, ao invés de um retorno compulsório ao presencial, simplesmente pela gestão tradicional baseada em parte feeling – sentimento dos gestores, ou mesmo dos diretores.